! O Corneta | CORNETADAS DA BARDELLA – AGOSTO 2018

CORNETADAS DA BARDELLA – AGOSTO 2018

Prévia do golpe!

A Bardella parece que só quer ganhar tempo pra preparar o terreno pra dar um golpe: fechar a planta de Guarulhos e se livrar das dívidas. Será? A peãozada precisa ligar os pontos:

1º) A empresa mudou a sua razão social (antes era Bardella Indústria Mecânica e passou a ser Bardella GTI, que ninguém sabe o que é!)

2º ) A empresa se desfaz de algumas máquinas: já vendeu torno de solda, forno de tratamento térmico…

3º) A Bardella armou uma assembleia (assembleia quando é no páteo a peãozada já sabe que é costurada com o sindicato) e empurraram aquele acordo de redução de 14% do salário com redução da jornada! Mas no fim das contas obrigou o peão a seguir trabalhando de sexta, e até agora nada de salário integral, prometido só pra dia 30 de junho!

4º) Na audiência do TRT, a Bardella fez a proposta absurda de pagar os atrasados em 80 parcelas (em Sorocaba fecharam em 48, recebendo alguns benefícios que aqui sumiram), arrastando a pendenga pra outra audiência em julho! Mas na audiência a empresa se fez de mansa e disse que está pagando em dia (baseada no acordo-promessa que empurraram na assembleia) e o juiz até disse diante do sindicato que com clima pacífico assim, nem precisaria de outra audiência.

5º) A BSA pediu pro sindicato retirar o processo coletivo pela falta de depósitos do FGTS. O sindicato disse que não vai tirar, mas agora o processo tá em segredo de justiça! Acontece que a ação é coletiva e todo mundo que assinou teria que saber o que acontece, mas o sindicato está omitindo!

6º) Agora dizem que não podem informar quanto devem a cada funcionário quando vão questionar a situação da dívida.

7º) Depois de descer o facão e continuar sem pagar pros demitidos, a empresa perdeu a vergonha e segue mandando embora alguns com mais de 30 anos de casa, agora, com a língua afiada: “procure os seus direitos, pode por no pau!” E os novatos estão entrando ganhando uma miséria: tiram 1100, 1200 na função de auxiliar de produção, mas fazem o serviço que era dos experientes!

A maracutaia está se desenhando: quando forem cobrar os bens, a Bardella só vai falar: não tenho e não é comigo!  Abre o olho, rapazeada!

Matemática 1

A situação é tão crítica que o peão faz as contas com a matemática do prato vazio: aceitamos na assembleia receber 14% a menos com o seguinte raciocínio: melhor receber 86% trabalhando de segunda a quinta do que trabalhar todo dia recebendo só 40% do vale. Mais uma vez, nem isso! Mandaram a peãozada trabalhar de sexta e jogaram a milésima promessa: todo dia 30 agora vai ser integral! Dá pra acreditar?

Matemática 2

O sindicato fez terror dizendo que se fosse pra juízo podiam obrigar a gente a repor uns 30 dias de greve, e trouxe na assembleia a “proposta generosa” da Bardella de que só devíamos pagar 8 dias de greve, trabalhando 42 minutos por dia a mais. Eles nos devem entre 150 e 180 dias de salário, e querem que paguemos 8? Por que não descontam do que nos devem?

Reposição

Só por existir essa reposição dos dias parados já era absurda; na prática ficou ainda pior, o povo chegando em casa oito da noite, ou perdendo aula. A galera se revoltou! Não dava pra aceitar! No fim pagamos 5h e chega!

Neymar dá justa causa

Só faltava essa: a Bardella disse que quem for pego no celular em dia de jogo do Brasil é demissão na hora, por justa causa! Isso porque tentaram fazer a gente trabalhar dois sábados pra repor dois dias de jogo e a gente não aceitou.

Chantagem

Já teve companheiro demitido que foi recontratado na base da chantagem e da promessa. A Bardella diz: “se tirar a empresa do pau, eu te coloco de volta e pago em dia” O cara volta e a empresa igual!

Sanguessugas

A Bardella, que demitiu meio mundo do chão de fábrica, segue sustentando um punhado de parasitas. Embora tenha reduzido, ainda tem mais de 10 gerentes, uns com mais de 80 anos, ganhando uma fortuna. Um deles é dono de metade de Guararema!

Vendendo ilusão

Em Sorocaba, abriram a terceirizada com trabalho dos demitidos: a Bardella usou da boa fé e do sonho dos operários de crescer na vida pra empurrar o rebaixamento de salário. Quem não sonha em se tornar um empresário? A realidade é que já estão tendo que dispensar praticamente todo mundo!

Desemprego

Fizeram tanta propaganda que a reforma trabalhista ia criar emprego, mas essa reforma é um desastre! 27 milhões de desempregados é mais de 10% da população, isso é um escândalo!

30.08.2018

Categorias: Cornetadas
Tags: , ,

Compartilhe