! O Corneta | Cornetadas da TM - janeiro de 2018

Cornetadas da TM – janeiro de 2018

Como ficou a PLR na TM?

A Termomecânica definiu junto à comissão da PLR que em julho de 2018 os peões receberão até 2 salários e em fevereiro de 2019 o “restante”. Isso se a peãozada bater a meta estipulada mês a mês pela empresa! E aí peãozada, foi justo? Escreva pro jornal!

PLR de Fevereiro de 2018

O comentário interno é de que a parcela que cai dia 20 de fevereiro vai ser boa. A TM produziu bastante no ano passado (a peãozada que o diga!), o LME (preço internacional do cobre) subiu e vendeu muito pra fora do país. O boato que saiu da boca da chefia é que vem agora em fevereiro até 4 salários. Vamos ver os números da produção de 2017 que a empresa vai divulgar, só falta ela dizer que não atingimos as 74 mil toneladas! Quem segurou essa bucha fomos nós!

Se a empresa estiver enganando a peãozada com boato pra garantir o acordo assinado pela comissão pra 2018 e desmentir depois, pode esperar que a próxima comissão vai dar o troco em junho quando for eleita pra negociar! A produção trabalhou de domingo a domingo, compensando feriado e a firma só bombou. Se tivemos 4 domingos de folga foi muito! A empresa tem que dar PLR digna do nosso suor!

Demissões

A TM demitiu peões mais velhos que têm salário mais alto na planta 1 e 2! Chega de demissão!

Ameaça pra explorar

A TM é uma empresa que brinca com a nossa paciência. Ameaçam o tempo todo para fazermos hora extra. Colocam o nome do peão na escala sem sequer perguntar se ele pode ir. Aí quando o peão reclama, falam que lá fora as coisas estão ruins e que se não colaborar podemos perder o emprego! Ameaça para nos escravizar!

Caminhoneiros

Tem caminhoneiro que chega de manhã pra carregar e fica até às 20h ou 22h tomando canseira porque dão prioridade pra carregar o que for para exportação. Dizem pra eles que estão separando o material, mas é mentira! A verdade é que aqui se trabalha no limite de funcionários e mandam os poucos que têm ficarem priorizando uns. É muita falta de respeito com os caminhoneiros!

Setor do Águia

Masquerano, chegado do Águia fica fumando na múltipla de 5 tambores, múltipla 6 tambores, decapagem… e o Águia não faz nada. O Tatu Bola sem vergonha só conversa e as decapagens ficam paradas, mas não dá nada porque ele é chegado do Águia. Nem os líderes ele respeita, entra para trabalhar em cima da hora, vai almoçar antes e volta depois do horário. Até quando vai ser assim? Cabeção da balança da rotativa fica só falando mal dos seus colegas de trabalho para o Águia, mas não fala o que ele faz no sábado, quando fica passeando no setor. Entrega direto os colegas de trabalho da manhã e tarde. Toma vergonha, Cabeção!

Sustentável em 10x

Aqui na TM sempre falam em “sustentabilidade” e agora estão incentivando os funcionários a viver de forma sustentável, oferecendo uma bicicleta no valor de três mil reais! Fica difícil para quem recebe menos de dois mil. Não dá pra entender. Uma empresa que no passado chegou a pagar uma PLR de dez salários hoje oferece uma bicicleta para pagar em dez vezes!

Segura o Taturana!

O Sobrancelha de Taturana, de uns meses pra cá, está perseguindo os seguranças. Se alguém contraria algo, ele já muda de posto. Diz que não é para conversar com quem não é do nosso setor ou prestador, se ele vê já chama atenção. Nos dias de hoje isso não existe, temos que ter comunicação! Ele é antigo e com salário alto, mas não tem estabilidade, então acha que prejudicando os seguranças está imune da demissão. Quando começou a demissão de salários altos, o Queijoso mandou ele para a fábrica 2 para se esconder, afinal quem não é visto, não é lembrado…

Debaixo d’água

No final do ano passado teve enchente aqui e várias motos e carros ficaram debaixo d’água. Quem tinha seguro conseguiu chamar o guincho, mas quem não tinha teve que se virar. Quando o pessoal das 6h chegou estava chovendo muito, aí pediram pro líder da segurança da fábrica 2 liberar o estacionamento porque estavam com medo de alagamento. A resposta dele foi de que só liberaria pra quem tem autorização e se sabiam que podia alagar não tinham que ir de carro! Mais uma vez a TM deu prejuízo a vários colegas. Só privilegiados podem usar o estacionamento e os peões e seguranças que se danem…

Cipeiros, acordem!

Os caras da CIPA não vêem nada na fábrica 2! O grandão montador da fábrica 2 não faz nada, só tá esperando o tempo de aposentar. Tem o da balança também que não está nem aí, vê as coisas e não palpita pra ajudar nossa segurança. E o ponteiro também é outro! Vergonha de ver isso na fábrica 2!

Pressão extra

Um desabafo dos Tubos da fábrica 2. Líderes andam ameaçando os colaboradores que não querem fazer hora extra no domingo. O Líder Amargo que não faz nada, fica só no ar-condicionado e trabalha de segunda a sexta, foi cobrar um colaborador do porquê não fazia hora extra. Não sei o teor da conversa, mas o funcionário saiu chorando da sala. Fazer hora extra no domingo ninguém merece! Não tem fretado e muitos moram longe e chegam tarde em casa. Mas eles não vêem isso, filhos da puta, desculpe a palavra, mas os líderes são lixos. O Líder Gelo chama as mulheres para fazer hora extra no domingo e elas falam que é ruim, pois chegam tarde em casa, aí ele pergunta se o namorado não pode vir buscar! Queria ver se fosse a mulher dele! Eles querem fazer a produção de 3 em 2 turnos! Os líderes não têm nenhum planejamento e fazem tudo errado. Querem produção, mas já faz mais de ano que os enroladores precisam de 2 máquinas para fazer o amarro das bobinas e até agora nada. Eles falam que é muito caro, é brincadeira? Os cara gastaram milhões nos 3 carros LGV para levar o material, mas os carros estão lá parados. Aí tem que usar as paleteiras elétricas para passar o material de um pavilhão para o outro, quebrando as mesmas. Você tem que ficar revezando a máquina de duplo forçando o ombro. Enfim, o setor de Tubos tá largado, liderança nota zero, espero ver isso no Corneta!