! O Corneta | Meritor: renovação ou destruição da CIPA?

Meritor: renovação ou destruição da CIPA?

A eleição da CIPA se aproxima na Meritor (27 de abril). Assim como no ano passado, companheiros nos denunciam interferência da empresa no processo. Pessoas que não querem ser cipeiras são pressionadas a se candidatar. A empresa fala em “renovar a CIPA”, mas na verdade querem tirar os mais combativos pra colocar quem abaixa a cabeça pra ela.

Existem, é claro, os que concorrem por interesse legítimo na CIPA. Mas a maioria é indicação de chefes. Eles inventam candidatos em troca de pequenos favores, prometem churrasco, dão chocolate. Cipeiro não tem que ser eleito em troca de favor, e sim pelo compromisso com a segurança da peãozada!

Além da prevenção de acidentes, a CIPA tem também importante papel histórico na organização do chão de fábrica. Por ser fundamental em processos de luta, é necessário que ela seja composta por gente ponta firme.

A CIPA da Meritor já foi combativa e brigava muito com a patronal, mas a empresa manda cada vez mais na eleição para enfraquecer a comissão. A chefaiada indica gente sem interesse pra derrotar quem bate de frente com a empresa, pra pessoa perder a estabilidade e poder ser demitida. A mesma coisa já aconteceu no ano passado. Atenção ao processo eleitoral, companheiros!

Leia também