! O Corneta | Metroviários querem greve apesar do sindicato

Metroviários querem greve apesar do sindicato

A luta dos companheiros metroviários de São Paulo nos mostra como não podemos confiar nos governos e nas burocracias sindicais pra garantir nossas condições de vida. O governo Dória e o metrô querem retirar os direitos da categoria, e ao mesmo tempo a Medida Provisória 936 de Bolsonaro ataca toda a classe trabalhadora brasileira. E a pelegada, o que faz diante de tudo isso? Pois é, companheirada: CUT e CTB, maioria na direção do sindicato dos metroviários, parecem bater palma e assoprar pra apagar o fogo da categoria, que segue determinada a garantir seus direitos conquistados historicamente na luta!

Na última sexta-feira houve uma manifestação dos metroviários na estação Brigadeiro, linha verde do metrô, mas, como informou um companheiro ao Corneta, os dirigentes sindicais da CTB (Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), que compõe a direção do sindicato, nem compareceram. Relatou ainda o companheiro:

Estamos construindo a greve pro dia 28, se a CTB não pipocar teremos a greve. Teve uma rodada de negociação com o metrô hoje, e semana que vem tem mais duas, dias 21 e 23. E pelo jeito que tão as negociações o Metrô e o governo tão querendo esfolar nosso acordo coletivo mesmo. Temos uma assembleia pro dia 27 e a greve marcada pro dia 28.

Como mais uma vez a base dos metroviários mostra, há disposição pra luta, e a direção do sindicato parece jogar no time contrário. Mesmo trabalhando durante a pandemia, expostos ao coronavírus, os metroviários sofrem um duro golpe do governo e da empresa, que atacam e não querem negociar com os trabalhadores. A majoritária da direção do sindicato – CUT E CTB – conseguiu suspender a greve que tava marcada pro dia 08/07 e não propôs uma nova data, mostrando assim que não tão muito a fim de luta.

O Corneta saúda os companheiros que estão construindo bravamente a greve para o dia 28/07 e continuará acompanhando essa importante luta para o conjunto da classe trabalhadora brasileira.

22.07.2020

Categorias: Cornetadas, Rádio Corneta
Tags:

Compartilhe