! O Corneta | TM: Peritos em mentir

TM: Peritos em mentir

Os ex-funcionários que entram com processo trabalhista e vão na empresa fazer perícia médica estão sendo enganados. Os líderes conversam antes com os peritos (os mesmos peritos de sempre, comprados pela TM) e combinam os lugares onde vão periciar. Aí levam os ex-empregados em máquinas que nunca trabalharam e desligam alguns equipamentos para diminuir o ruído!

O perito orienta os ex-empregados a ficarem quietos para não atrapalhar o processo. Tem um perito que até almoça nas dependências da empresa e ainda tem o zap do Bombadinho (um dos capachos da empresa que encobre as falcatruas da Segurança do Trabalho).

As áreas são insalubres, mas a empresa falsifica os documentos. O aparelho realmente é regulado, as leituras não podem ser alteradas e o que sai no relatório é o que foi medido, porém as medições colocadas no relatório do setor A, por exemplo, são na verdade do setor B! Medem em condições alteradas ou no local errado! Como já denunciado, esses procedimentos de fraude são sistemáticos na TM. Os funcionários devem levar esta denuncia ao Ministério Público do Trabalho!

Para quem busca a verdade: demissão!

Um técnico da segurança do trabalho chamado Clóvis Tenório fez as medições corretamente e verificou que 80% da área fabril é insalubre ou contém agentes de periculosidade. Ao relatar isso em uma reunião da Cipa há algum tempo o mesmo foi demitido! A TM pune quem busca ser sério no trabalho. Perguntamos novamente: por que para chefes ou amigos do LH existe insalubridade e para o peão não?

Leia também Outras Denúncias da Termomecânica, publicada em OC de feveireiro